quarta-feira, 14 de abril de 2010

Homepage escolhida

Olá a todos!
A tarefa atual consiste na escolha de uma homepage a ser criticada.
Apesar de um empate técnico entre
FRED GOL e Tangos e Tragédias , acabei optando pela segunda, não só por ser produzida com ferramentas mais próximas à minha realidade (o site do Fred é feito todo animado em Flash e/ou em outros scripts estranhos), mas também porque imagino que outros escolherão sitios relacionados a futebol.
Espero ter feito a escolha certa. Bem, vamos às críticas!

Sendo sincero, não examinei bem o site, preferi dar só uma rápida olhada, para ter realmente só a primeira impressão dele. Mais à frente pretendo aprofundar minhas críticas.
Primeiro, quem são os donos do site?

Tangos e Tragédias é uma dupla de músicos/atores que criou personagens bem atípicos. Eles são naturais da Sbornia, uma ilha flutuante que navega pelos mares do mundo, e estão cheios de piadas internas, que você só entende quando passa a acompanha-los.

O site em si serve como uma boa maneira de eu entende-los melhor, conhecer a história por trás dos personagens. Por exemplo, se os vejo em algum programa de TV, e gosto deles, o website fornece muitas informações sobre a biografia, casos ficticios, disponibiliza músicas, videos, possui um blog, o contato é quase que completo... Muitas fotos...
É bem interessante a maneira que, assim como nas entrevistas, o portal, em sua maioria, continua brincando conosco com a idéia e história deles, da Sbornia, e não que são atores, músicos brasileiros de verdade.

A primeira má impressão do site é que ele TODO é carregado quando acessamos um link, o que 'cansa' a vista.
As galerias poderiam estar um pouco melhor organizadas também.

Bom, é isso, um grande abraço a todos e ST!

FLUi!

7 comentários:

  1. Achei o site bem interessante, gostei do visual e da organização. O menu é prático e a homepage divulga muito bem o trabalho dos artistas, nos inteirando de seus personagens e descrevendo com muito humor o conteúdo de cada tópico.

    Não concordo completamente com sua crítica a respeito da galeria de fotos, o modo como a esta foi apresentada foge ao convencional mas este não chega a ser um ponto negativo na minha opinião. Acho que os vídeos, porém, poderiam ter sido expostos de uma forma mais eficaz, pois só observamos a existência de outras apresentações ao posicionar o mouse sobre o vídeo, caso o usuário não o faça, não terá acesso a estas.

    A agenda também poderia ter sido melhor organizada, não há, por exemplo, o horário da apresentação do dia 23 de abril. Mesmo que o horário ainda esteja sendo marcado, deveria haver algum recado informando que este estará disponível em breve.

    O blog é importante para a interação com os fãs, porém, ao acessá-lo notamos que não há atualizações desde janeiro, o que é decepcionante.

    Os contatos, como você mesmo disse, são bem completos e o Mural de Recados é uma boa forma que os fãs encontram para expressar suas opiniões críticas a respeito do trabalho dos artistas.

    ResponderExcluir
  2. Giulia,
    Concordo com tudo o que você disse, até no que discorda de mim, olhando por um outro ângulo, vejo que está com razão.

    Quanto às fotos, eu quis dizer que ela começa com galerias em cima de outras. Nós, usuários frequentes de computadores, temos o hábito de "fuçar" tudo, mas imagino que nem todos teriam a inciativa de tirar uma foto em cima da outra. Apesar disso, esse modo dinâmico é um forte atrativo, torna o site bonito e gostoso de se navegar.
    O video, você está certíssima, o site depende inteiramente dos links disponibilizados pelo youtube, sem um link próprio. Se o algoritmo do youtube mudar e outros videos passam a ser exibidos ao invés destes, o site nada pode fazer.

    Eu não havia percebido a desatualização do blog. Olhando melhor, parece que ele começou exatamente em janeiro. Talvez ainda não tenha sido criado o hábito das postagens, o que é um ponto negativo forte.

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito do site: bem organizado, com bastante material da dupla, além de ser bem objetivo. Além disso, dados completos sobre contato e a agenda de shows são itens muito importantes para a divulgação de trabalhos desse tipo.

    Sobre a galeria de fotos, também acredito que poderia estar mais organizada; podia manter esse estilo "desarrumado", com fotos móveis, mas elas não precisavam estar amontoadas. Mas não chega a ser um ponto negativo, até porque é bem diferente.

    ResponderExcluir
  4. Ah, uma música de fundo também cairia bem =)

    ResponderExcluir
  5. O site é muito bem dividido e tem muitas opções. O visitante pode passar horas vendo tudo o que tem no site, como a história do espetáculo e dos personagens.
    Muito interessante a ideia de misturar elementos reais e criados, como a historia do espetaculo e a historia da Sbornia e a historia dos artistas com a história dos personagens.
    Na galeria outra grande ideia, fotos de cada subgaleria são "jogadas" na tela sempre de modo aleatório, o que dá um ar de realismo ao site. Se quiser ver mais de cada galeria, você clica em "veja a galeria". Na galeria outra, a falta de legendas individuais nas fotos é facilmente deixada de lado pelo uso de javascript (acho eu) que deixa o jeito de vê-las muito mais dinâmico.
    Sobre o ponto negativo do site carregar todo quando acessamos um link, eu acho que é necessário pra esse site, porque as páginas têm elementos diferentes umas das outras, como as imagens laterais e as dos músicos em cima.
    O site disponibiliza muitas formas de contato e até como levar o espetáculo até sua cidade.

    Muito boa a ideia dos videos passarem numa televisão.

    ResponderExcluir
  6. - Primeiramente, considero a home page muito bem ilustrada, setorizada e organizada, além de ser bastante informativo também;

    - Apresenta interatividade com os usuários, por meio de vídeos, recursos sonoros, animações (e inclusive um joguinho na seção Sbornia);

    - Para quem não conhecia a dupla (como eu), o espaço oferece bastante recursos e informações para que o usuário passe a conhecer os atores e acompanhar o seu trabalho. A proposta de divulgação foi bem trabalhada no site.

    --

    - Na seção Agenda, ao clicar em algum dia destacado (que há evento), a disposição de textos não está muito organizada, o espaçamento está irregular e falta um destaque para identificar títulos e subtítulos;

    - Na seção Contato, a mensagem de validação dos campos foge totalmente à formatação do site e direciona o usuário para uma nova página, tendo este que clicar no botão ‘Voltar’ do navegador.

    ResponderExcluir